10 anos do Mãe Coruja. Programa serve de modelo para o mundo

Por André Luis

O programa Mãe Coruja que é uma referência e serve de modelo para o mundo, está completando 10 anos e em comemoração a data, a unidade de Afogados da Ingazeira organizou um momento com unidades de várias outras cidades do Pajeú. Também está tendo uma exposição na Gerência Regional de Saúde em Afogados, onde estão sendo mostradas ações realizadas por cada núcleo e também uma exposição com fotografias que contam esses 10 anos de atividade do programa.

Histórico – Criado em 2007, o Programa Mãe Coruja Pernambucana, tem como objetivo garantir uma gestação de qualidade e um bom período posterior ao parto às mulheres, e às crianças o direito a um nascimento e desenvolvimento saudável e harmonioso. A ação busca reduzir a morbimortalidade materna e infantil, assim como estimular o fortalecimento dos vínculos afetivos entre mãe, filho e família. O Mãe Coruja está presente em 105 municípios do Estado, sendo 103 com gestão estadual e 2 (Recife e Ipojuca) com gestão municipal e apoio do Estado.

Procurando informar melhor à população, como é o funcionamento do programa, no Debate das Dez da Rádio Pajeú, desta quarta-feira (09), o comunicador Nill Júnior conversou com: a gerente de monitoramento do Mãe Coruja Virgínia Holanda, que também é enfermeira obstetra e mestra em políticas públicas e o coordenador do programa na região Wilson Rodrigues. Ampliando o debate e buscando apurar a forma que as Unidades de Saúde de Afogados estão acompanhado a partir da Atenção Básica, o início e fase final da gestação, participaram do debate também a assistente social do Hospital Regional Emília Câmara, Rosilene Salvador, a supervisora de assistência básica da Secretaria de Saúde, Renata Alves e o secretário de Saúde Artur Amorim. Ouça abaixo como foi o debate:

Veja abaixo uma parte da ação realizada na manhã de hoje na GERES de Afogados da Ingazeira. Fotos: André Luis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.