Após renúncia de Azeredo, Aécio diz que ex-deputado é ‘homem de bem’

Presidente do PSDB relatou ter visitado o colega de partido nesta quinta.

Em Santos, senador disse que PSDB está pronto para ‘enfrentamento’.

Potencial candidato ao Palácio do Planalto, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), saiu em defesa do ex-deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG) nesta quinta-feira (20) e afirmou que o colega de partido é um “homem de bem”.

Minutos antes de discursar para políticos da região de Santos, no litoral de São Paulo, Aécio relatou ter se reunido nesta quinta com o ex-parlamentar mineiro. Na véspera, Azeredo renunciou ao mandato devido às acusações da Procuradoria Geral da República de que ele se beneficiou do esquema do chamado “mensalão mineiro”, que teria desviado recursos públicos e utilizado doações ilegais para a campanha do tucano a governador de Minas Gerais, em 1998.

“Fiz uma visita ao colega Eduardo Azeredo, que tomou uma decisão pessoal e vai se preparar e se dedicar a sua defesa. Eduardo é conhecido e reconhecido em Minas Gerais como um homem de bem e vai ter a oportunidade de se defender. Esperamos que possa ser absolvido, mas respeitaremos a decisão da Justiça,” contou Aécio.

No dia 7 deste mês, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) documento com as alegações finais do processo do mensalão mineiro no qual sugere a condenação de Azeredo a 22 anos de prisão pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro.

Na condição de deputado, Azeredo somente poderia ser julgado pelo Supremo . Agora, com a renúncia, o STF deverá decidir se permanecerá com o caso ou se enviará o processo para a primeira instância, na Justiça Federal de Minas, onde estão sendo julgados outros acusados pelo mensalão mineiro.

Nesta quinta, o ministro Luís Roberto Barroso, relator do mensalão mineiro no Supremo, informou que só vai decidir se envia para a primeira instância o processo contra Azeredo quando for concluído o julgamento dos recursos do mensalão do PT.

O STF deve concluir a análise dos recursos do mensalão na semana que vem. Na próxima quinta-feira (27), termina o prazo para Azeredo entregar as alegações finais do processo do mensalão mineiro. A expectativa é de que o deputado apresente sua defesa final e, depois disso, Barroso tome uma decisão.

Pronto para o ‘enfrentamento’
Apesar de notícias terem indicado que a saúde de Azeredo está comprometida, Aécio assegurou que o ex-deputado do PSDB está bem. “Obviamente que um fato desses abala um homem com a carreira e a trajetória do Eduardo [Azeredo], mas o senti bem e determinado a constituir adequadamente a sua defesa”, declarou o presidente do PSDB.

Aécio Neves aproveitou o encontro com políticos paulistas para enfatizar que os membros do PSDB estão unidos e focados na eleição presidencial. “O partido está unido e preparado para um grande enfrentamento, mais quatro anos de governo do PT fará muito mal ao Brasil e o PSDB vai fazer a sua parte para que isso não ocorra”, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *