Bahia bate o Vitória, encerra invencibilidade rival e se afasta da luta contra o Z-4

O que era preciso fazer para bater o Vitória de Vagner Mancini, invicto como visitante no Campeonato Brasileiro desde julho? O técnico Paulo César Carpegiani é, até o momento, o único capaz de responder. Neste domingo, na Arena Fonte Nova, o Bahia contou com o apoio de 31 mil torcedores e bateu o Rubro-Negro pelo placar de 2 a 1. Os gols da partida, válida pela 30ª rodada, foram marcados por Mendoza e Edigar Junio, para o Bahia, e Wallace, pelo lado do Vitória.

Faltas, muitas disputas de bola e lances de velocidade, mas poucas chances criadas. O início do último Ba-Vi de 2017 foi de muita correria, principalmente pelo lado tricolor. Com dificuldades para encaixar a marcação nas laterais, o Rubro-Negro parou o jogo como pôde, o que resultou em cartões amarelos para Neilton, Ramon e Fred. O primeiro chute a gol da partida veio apenas aos 21 minutos, com Uillian Correia, que arriscou da intermediária e mandou a bola pela linha de fundo. O Vitória voltou a ameaçar aos 34, com David, que aproveitou erro de Mendoza para partir em contra-ataque e finalizar para fora. O Bahia só conseguiu finalizar a primeira aos 40, com Allione, que cabeceou a bola nas mãos de Caíque. No minuto seguinte, Mendoza teve a chance de abrir o placar com um chute cruzado, mas Caíque fez boa defesa.

Se a emoção tardou a aparecer na primeira etapa, no segundo tempo ela dominou as arquibancadas da Arena Fonte Nova logo no primeiro minuto. Zé Rafael colocou a bola na área, e Wallace falhou na interceptação. Livre de marcação, Mendoza tocou na saída de Caíque para abrir o placar. Em desvantagem, o Vitória desistiu da estratégia de contra-atacar para propor o jogo. Com a mudança de postura, o time de Vagner Mancini acumulou chances perdidas. David acertou a trave após roubar a bola na entrada da área. Tréllez chegou muito perto de balançar as redes após confusão na defesa tricolor. O colombiano finalizou com o gol vazio, mas não conseguiu acertar. O Vitória conseguiu o empate aos 37, com Wallace, que aproveitou falha da defesa do Bahia em cobrança de escanteio. Mas a igualdade não durou muito. Também em cobrança de escanteio, Edson desviou e Edigar Junio, sozinho deu números finais ao placar do clássico.

O triunfo deixa o Bahia em situação um pouco mais confortável na luta contra a ameaça de rebaixamento. Com 38 pontos, o Tricolor sobe para a 11ª posição. O Vitória tem um quadro delicado. O Rubro-Negro pode encerrar a rodada na zona de rebaixamento em caso de triunfo da Ponte Preta ou do Avaí. Os dois times se enfrentam neste domingo, às 19h (de Brasília), no Moisés Lucarelli.

André Luis

Brasiliense de nascimento, mas pernambucano, afogadense de coração desde 2008. Apaixonado por tecnologia, livros, filmes, séries, design, publicidade e ciclismo. Designer gráfico, web designer e desenvolvedor web. Responsável pelo desenvolvimento do Portal Pajeú Rádio Web o portal de notícias da Rádio Pajeú, onde atua também como coordenador e autor desde outubro de 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *