Brasil perde para Argentina e encerra Pan com a prata

Um dia depois da derrota para os Estados Unidos na final do vôlei feminino, o Brasil voltou a deixar a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos escapar. Desta vez, o revés foi diante da Argentina, por 3 a 2 (25/23, 18/25, 19/25, 25/23 e 15/8). Em um jogo de viradas, os hermanos começaram vencendo, mas o Brasil se recuperou, conseguiu dois sets seguidos e, quando parecia que o time verde-amarelo iria comemorar o pentacampeonato do Pan, os rivais voltaram para a partida e, no tie-break, liquidaram a fatura. Há 20 anos os argentinos não conseguiam a medalha de ouro no vôlei, a última vez tinha sido em casa, na cidade Mar del Plata, em 1995. O destaque da Argentina neste domingo foi Facundo Conte, filho de Hugo Conte, que derrotou o Brasil nas Olimpíadas de 1988 pela disputa do bronze.

O Brasil esteve com a partida na mão. Depois de vencer o segundo e terceiro sets com tranquilidade, o time chegou a estar na frente no quarto set por seis pontos. Mas aí, o nome de Facundo Conte fez a diferença. Ele é filho de Hugo Conte, carrasco brasileiro nas Olimpíadas de 1988, quando os argentinos venceram a disputa do bronze por 3 a 2. Só na partida deste domingo, foram 23 pontos de Conte.

É importante lembrar que a seleção brasileira de vôlei jogou o Pan de Toronto com um time B, já que os 12 principais atletas estiveram na Liga Mundial, disputada há uma semana no Rio de Janeiro. Nem o técnico Bernardinho esteve em Toronto, e o elenco foi comandado pelo auxiliar Rubinho. Os medalhistas de prata quiseram mostrar serviço para buscar uma vaga nas Olimpíadas de 2016. No time, uma mescla de jogadores experientes como Tiago Brendle, Maurício Souza e Murilo Radke, com atletas de 20 anos, como Douglas. O técnico da seleção brasileira, Rubinho, saiu triste com a derrota, mas parecia conformado com o desempenho do time:

– O saldo é positivo, o que a equipe fez durante o campeonato mostrou isso, a equipe se comportou bem. A Argentina é uma boa candidata a estar nas Olimpíadas, é um bom time. Não conseguimos nos reencontrar no tie-break, a Argentina fez um grande tie-break – disse o treinador brasileiro.

Se o Brasil não levou o time principal, os maiores rivais na competição – Canadá e Argentina- trouxeram o que tinham de melhor. Segundo o treinador, o Brasil chegou para brigar pelo bronze, e os adversários eram favoritos:

– Esse time, o plano teórico desse campeonato era uma final entre Canadá e Argentina, com o Brasil brigando pelo terceiro lugar. Eles trouxeram o time que jogaram a Liga Mundial, eram equipes de alto nível. O nosso grande feito foi jogar bem, ficamos perto da vitória. Fizemos bem nosso papel – disse.

Entre os brasileiros, Renan foi o grande nome, principalmente no segundo e terceiro sets, encerrando a partida com 27 pontos. O jovem Douglas também se destacou. Depois de começar mal, acordou no jogo nas parciais seguintes. Mas no tie-break, o time sentiu o peso de ter perdido muitas chances de encerrar o jogo, e não conseguiu jogar.

O bronze foi conquistado pelo Canadá, que derrotou Porto Rico na manhã deste domingo por 3 a 1. Cuba, que venceu o Brasil na primeira fase, sequer ficou entre os quatro melhores times do torneio.

André Luis

Brasiliense de nascimento, mas pernambucano, afogadense de coração desde 2008. Apaixonado por tecnologia, livros, filmes, séries, design, publicidade e ciclismo. Designer gráfico, web designer e desenvolvedor web. Responsável pelo desenvolvimento do Portal Pajeú Rádio Web o portal de notícias da Rádio Pajeú, onde atua também como coordenador e autor desde outubro de 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *