Com 143 filmes lançados em 2016, cinema brasileiro bate recorde

Foram mais de 30 milhões de ingressos vendidos em 2016. Esse é o melhor resultado em trinta e dois anos.

Por André Luis

Participando da posse dos novos membros do Conselho Superior de Cinema realizada nesta terça-feira (31), no Ministro da Cultura Mendonça Filho, destacou a importância da integração entre as pastas da Cultura e da Educação.

“Acho que é missão nossa no MEC, estimular o consumo da cultura brasileira, dos filmes brasileiros, do cinema brasileiro e nesse aspecto o Ministério da Educação tem uma missão bastante importante de garantir aos jovens e as crianças, inclusive criando esse habito de frequentar cinema, acompanhar a evolução extraordinária do cinema nacional”, disse Mendonça.

O Conselho é composto por oito Ministérios além de especialistas em atividades cinematográficas e audiovisuais, representantes de setores da indústria cinematográfica e videofonográfica nacional.

Entre as atribuições do Conselho Superior do Cinema estão: a formulação da política Nacional do cinema e o estimulo à presença do conteúdo brasileiro nos diversos seguimentos do mercado. Neste sentido o ministro Mendonça Filho mencionou inclusive a existência de lei federal de 2014 que obriga a exibição de filmes nacionais nas escolas de educação básica.

A reprodução de cinema no Brasil bate recorde, foram lançados 143 filmes somente no ano de 2016 e o público corresponde comparecendo as salas de cinema, foram mais de 30 milhões de ingressos vendidos em 2016. Esse é o melhor resultado em trinta e dois anos.

Essa participação do público para assistir filmes nacionais chegou a 16,5% no ano passado contra 13%, no ano anterior. Entre os principais fatores para este crescimento, destaca-se a expansão e modernização do parque exibidor brasileiro.

O ano de 2016 encerrou com mais de 3 mil salas em funcionamento, mantendo uma expansão acima da média nos últimos cinco anos.

*Com informações do Ministério da Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *