Educação: gestoras falam sobre o início do ano letivo

Por André Luis

A gerente da X Gerência Regional de Educação (X GERES), Cecília Patriota e a secretária municipal de Educação de Afogados da Ingazeira, Veratânia Morais, falaram sobre a situação das escolas estaduais e municipais da rede ensino público, para o início do ano letivo em 2018, foi no Debate das Dez da Rádio Pajeú desta segunda-feira (19).

Cecília disse que o ano começa com tudo organizado e que o planejamento é feito no ano anterior. Disse ainda que as escolas assim como os professores e as professoras estão preparados para o início do ano letivo, tendo os (as) profissionais passado por momento de formação.

Cecília também informou que houve aumento no número de procura na rede estadual e que isso fez com elevasse o número de alunos e destacou que todas as atividades de 2018 já estão em andamento.

Falando sobre o quadro físico das escolas, Cecília destacou que a rede é bastante organizada, não tendo a necessidade de grandes ampliações e oun reformas. “Estamos tendo agora em fase de conclusão, uma grande ampliação na Escola de Referência Alfredo de Carvalho, em Triunfo-PE, pelo fato de ser um prédio antigo precisou de uma reforma”, destacou Cecília que completou: “praticamente a construção de uma nova escola”.

Cecília disse ainda que as outras escolas da rede passam apenas por manutenções periódicas e comemorou o fato de que hoje em dia não existem mais escolas compartilhadas, nem anexos. “A nossa rede é própria, só temos um prédio alugado que é em Triunfo, da Escola Monsenhor do Sampaio, tínhamos vários, mas fomos conseguindo construir e ampliar as escolas”, comemorou Cecília.

Veratânia por sua vez disse que pelo número elevado de escolas no município, sendo no total de trinta e duas, é um número grande para manter e tentar deixar num formato adequado para as crianças e profissionais. “A gente faz uma grande manutenção no início do ano letivo, algumas já passaram, outras estão iniciando agora, mas nada que possa atrapalhar a execução das aulas”, disse Veratânia.

A secretária informou ainda que assim como na rede estadual, houve também um acréscimo de alunos na rede municipal e que ao contrário do que acontece com as escolas estaduais, em Afogados ainda existem escolas que utilizam anexos, são os casos das Escolas Ana Melo e da Escola Geraldo Cipriano.

“A gente tenta de toda forma amenizar toda a situação deles, mas a gente sabe que não é adequada, estamos já no planejamento de construção, ampliação e reforma nessas escolas, a demora se dá pelo fato de que requer um quantitativo maior de recursos”, disse Veratânia.

Veratânia também informou que já foi encaminhado desde 2014 projeto para construção da nova sede da Escola Dom Mota e esta sendo providenciado a posse do terreno que foi doado pelo estado, faltando regularizar a posse para que possa iniciar a construção.

Além de responder perguntas e tirar dúvidas dos ouvintes e internautas, as duas gestoras ainda falaram sobre fardamento, merenda e transporte escolar. Ouça abaixo na íntegra como foi o debate de hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.