Funase e IASES compartilham experiências de socioeducação

Evento contou com palestras sobre aspectos legais e doutrinários das atividades de segurança e inteligência, assim como as rotinas e procedimentos de segurança

Durante três dias, de 18 a 20 de julho, os funcionários da Fundação de Atendimento Socieducativo (Funase) receberam a visita de representantes do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (IASES). O Diretor Administrativo Financeiro do instituto, Rafael Almeida Lovo, o Diretor de Ações Estratégicas, Jeremias dos Santos, e o Gerente de Segurança e Proteção a Pessoa do IASES, Idelberth Luigi Pereira Lima, compartilharam as experiências exitosas na execução de medidas socioeducativas em meio fechado e conheceram melhor a Funase. Foram dias de palestras que tiveram como foco o contexto e evolução histórica do IASES, a apresentação dos aspectos legais e doutrinários das atividades de segurança e inteligência, assim como as rotinas e procedimentos de segurança.

Para a Diretora-Presidente da Funase, Nadja Alencar, essa foi uma troca de grande importância. “Estamos em uma fase de construção, de mudança de paradigmas sobre a segurança socioeducativa, a segurança cidadã, que buscamos, e esse foi o caminho que o Espírito Santo trilhou. Não queremos a maior segurança interna, queremos a maior segurança externa para a maior liberdade interna, assim como disse Antonio Carlos Gomes da Costa. Estamos orgulhosos com os caminhos que estamos construindo, temos muitas coisas exitosas para mostrar e temos mostrado cotidianamente. As dificuldades são muitas e estamos buscando saídas. Temos que dar um salto na socioeducação, com o apoio de todos os atores do sistema, os agentes socioeducativos, gestores, técnicos, parceiros e adolescentes”, enfatizou.

No primeiro dia, os representantes do Espírito Santo foram recebidos pela Diretora-Presidente da Funase, Nadja Alencar, seus diretores, assessores e demais funcionários, em momento de apresentação no auditório da sede da instituição. “A nossa realidade no Espírito Santo foi e é muito parecida com a vivida pela Funase, em vários aspectos. Viemos mais para motivar e mostrar que passamos por situações parecidas, além de trazer aspectos que podem ser adaptados, principalmente questão da gestão, parâmetro de segurança e a integração entre a equipe técnica e de segurança, e tudo isso a Funase já está no caminho”, destacou Jeremias dos Santos.

A troca continuou em evento que reuniu coordenadores gerais e técnicos de todas as unidades da Funase, incluindo as do Interior, que aconteceu no Centro de Formação do Servidor Público do Estado de Pernambuco (Cefospe). Na ocasião, esteve presente o Diretor-Presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) da Paraíba, Noaldo Meirelles, juntamente com seus coordenadores de planejamento e o de segurança. Ele destacou a importância dessa iniciativa promovida pela Funase.

“Pretendemos estreitar esse contato entre Paraíba e Pernambuco para podermos compartilhar as boas experiências e também as que não funcionam. A segurança é um aspecto não só importante, mas obrigatório. As pessoas confundem segurança com violência, mas a falta de segurança é que acaba gerando a violência, que inviabiliza as atividades da socioeducação”, destacou.

Segundo Idelberth Luigi, o primeiro passo é entender que a segurança tem a função de servir, de viabilizar as atividades pedagógicas, subsidiar as equipes técnicas e promover a urbanidade dos ambientes. “Se não tiver segurança, não tem atividade, se não tiver atividade, não tem segurança. Um não existe sem o outro. Encontrei um cenário muito positivo na Funase, com algumas práticas que vamos trabalhar no Espírito Santo, alguns procedimentos que existem aqui que estávamos tentando avançar lá também”, revelou.

Visita ao case Jaboatão dos Guararapes – O encerramento da visita dos representantes do IASES se deu no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Jaboatão dos Guararapes, onde uma palestra foi ministrada aos coordenadores operacionais das unidades. Os visitantes aproveitaram a oportunidade para também conhecerem a unidade que, em 2014, venceu o Prêmio Especial do Prêmio Innovare. “Da mesma forma que estamos trazendo conhecimentos, estamos levando muitos. Identificamos no Case Jaboatão a casa para as famílias, pretendemos levar essa ideia e plantar essa semente no IASES”, destacou o diretor Administrativo Financeiro do IASES, Rafael Almeida Lovo.

Participaram ainda dos momentos de interação a representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Irani do Carmo; o representante do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Romero Silva; o coordenador do Gabinete de Gerenciamento de Crises da Secretaria de Defesa Social (SDS), Tenente Coronel da Polícia Militar, Ivanildo César Torres de Medeiros; e o Assessor de Segurança da Secretária de Desenvolvimento Social Criança e Juventude, Américo Machado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *