Gestoras fazem “raio x” da educação em Afogados da Ingazeira

Por André Luis

Recentemente a Secretaria de Educação de Afogados da Ingazeira, esteve comemorando índices importantes ligados a evolução da Educação Básica do município. Em paralelo têm tido conquistas importantes como a da Escola de Ensino Integral Padre Carlos Cottart, que deixou de ser estadual e passou a ser gerida pela municipalidade.

Para debater sobre essas conquistas, no Debate das Dez da Rádio Pajeú, desta terça-feira (26), a secretária Municipal de Educação, Veratânia Moraes, Viviane Fonseca, coordenadora de Educação no Campo, Edneri Cruz da Educação Integrada e Eliane Fernandes da coordenação de Ciências. Elas também fizeram um “raio X” da educação no município e responderam questionamentos dos ouvintes e internautas da Pajeú. Assista a primeira parte:

Falando sobre o destaque na educação pública de Pernambuco, divulgada pelo governo do estado, com os números do IDEPE, índice que mede a qualidade do ensino nas escolas públicas, seja da rede Estadual, seja das redes municipais onde ficou pelo segundo ano consecutivo entre as dez melhores notas, tanto nos anos iniciais como nos anos finais. Veratânia disse que o destaque é uma forma de incentivo aos professores e ao trabalho que é realizado nas escolas e destacou: “não adianta a secretaria ter todo um planejamento, se o professor não abraçar esse projeto, se o professor não conseguir uma adesão da família à escola”.

Veratânia comemorou o resultado e destacou o fato de que este ano, conseguiram ficar entre as dez melhores notas também nos ensinos finais, o que não vinha acontecendo, mas alertou: “o resultado alcançado não diz que todas as habilidades de matemática e português, que são contempladas na avaliação, estão satisfatórios. Nos anos iniciais, nós tivemos uma pequena queda, este ano, então mesmo nos mantendo entre os dez, a avaliação interna do município, nos mostrou isso”, disse.

Provocada a falar sobre a igualdade da educação que é dada nas escolas da zona rural e das escolas da zona urbana, Veratânia passou alguns dados relacionados, onde mostra que o município tem em média 700 alunos que estudam em escolas multisseriadas e que uma escola que trabalha com esse tipo de educação, alcançou pelo segundo ano consecutivo, as melhores notas do município. “Esse é o resultado que nos aponta que a educação do campo, tem a mesma qualidade da educação que é dada na cidade”, disse.

Ouça na íntegra como foi o debate de hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.