Gripe influenza: 94,47% do público-alvo em Afogados é vacinado

A Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira comemorou o êxito da campanha de vacinação contra a gripe influenza, que, por determinação do Ministério da Saúde, foi direcionada para um público mais vulnerável como crianças (a partir de seis meses a menores de cinco anos), gestantes, mães com recém-nascidos, pessoas com sessenta anos ou mais, portadores de doenças crônicas e trabalhadores da saúde.

Em Afogados, foram administradas mais de oito mil doses, alcançando a vacinação de 94,47% do público-alvo vacinado. Para ter ideia da importância deste número, até o início do mês, capitais como Fortaleza só tinham alcançado 45% do público-alvo vacinado. 90% era a meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

“Conseguimos ultrapassar a meta graças ao empenho e a dedicação de todos os nossos profissionais de saúde, que se envolveram e assumiram o compromisso de garantir essa proteção às nossas crianças, aos nossos idosos e aos demais segmentos do público-alvo definido pelo Ministério,” declarou Artur Amorim, Secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira. A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar a óbito, especialmente nos grupos de alto risco, alvos da campanha.

Proteção  vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde protege contra os três subtipos do vírus da gripe, determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) este ano: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.  A vacina contra influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *