Mercado no Recife é interditado com 460 quilos de alimentos estragados

Vigilância constatou presença de baratas e fezes de rato perto de produtos.
Outro estabelecimento na mesma região foi notificado por irregularidades.

O supermercado Kennedy do bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, foi interditado pela Vigilância Sanitária na manhã desta terça (15), por causa de irregularidades no congelamento de alimentos, produtos fora do prazo de validade e presença de insetos. No local, foram encontrados 460 kg de alimentos impróprios para o consumo — a exemplo de carnes bovina e de frango em estado de putrefação, a presença de baratas e vestígios de fezes de ratos nas proximidades dos alimentos. Segundo o Procon-PE, o estabelecimento vai receber multa que varia entre R$ 100 mil e R$ 300 mil. O supermercado, situado no cruzamento da Avenida General San Martin com a Rua Gomes Taborda, ficará fechado por cinco dias.

Além da Vigilância Sanitária, participaram da vistoria técnicos da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Delegacia do Consumidor, Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-PE).

O grupo ainda notificou o supermercado Leão, situado na Rua Honório Correia, também no Cordeiro. O estabelecimento teve o setor de frios, o açougue e a padaria interditados. Técnicos do Ipem-PE ainda constataram que alguns produtos comercializados tinham peso diferente do indicado na embalagem.

No supermercado Kennedy, a vistoria também constatou a presença de insetos e odores, banheiros entupidos e descongelamento nas ilhas de iogurte, margarina e leite, e esgoto a céu aberto próximo ao estabelecimento. Ao todo, foram recolhidos 460 quilos de alimentos impróprios para o consumo. “A situação aqui está crítica. Também vimos que os funcionários bebem água de uma cisterna porque o mercado não oferece água para eles”, disse a gerente de Vigilância Sanitária do Recife, Adeílza Ferraz.

Em nota, o supermercado Leão informou que o fato ocorreu devido a uma variação na energia elétrica. Alguns equipamentos de refrigeração teriam sido afetados, gerando os problemas apontados pela fiscalização. Também por meio de nota, o Supermercado Kennedy afirmou que “está tomando todas as providências para solucionar as irregularidades na unidade do Cordeiro”. Um médico veterinário especializado em vigilância sanitária e de alimentos foi designado para regularizar as condições de armazenamento de alimentos no local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.