Na Pajeú, Secretário diz que plano de mobilidade urbana deve começar a ser executado em janeiro de 2018

Por André Luis

Na Semana Nacional do Trânsito que vai de 18 a 25 de setembro, o secretário de finanças da Prefeitura de Afogados da Ingazeira, Ney Quidute, o presidente da Associação dos Mototaxistas, Mário Martins, Major Costa Brito comandante da Operação Lei Seca na região do Pajeú, o educador de trânsito, Carlos Henrique e o professor Adelmo Santos, falaram sobre o tema no Debate das Dez da Pajeú desta terça-feira (19).

Uma perspectiva mais animadora a cerca da municipalização do trânsito de Afogados, partiu do secretário Ney, que de posse do Plano de Mobilidade Urbana, informou que estão sendo analisados dois projetos de duas empresas diferentes e que o prefeito José Patriota espera que até dezembro possa ser colocado em prática o projeto de mobilidade de forma mais efetiva, “mas temos que dizer aqui que, não vai ser só a Prefeitura que vai resolver esse problema, a gente precisa do apoio da imprensa, que passa a ter uma responsabilidade muito grande de nos apoiar na implantação desse projeto e o apoio da sociedade que é imprescindível”, disse. Assista ao debate na íntegra:

Ney destacou que mobilidade é um tema polêmico e que atinge todos os municípios do Brasil, “só pra ter uma ideia, em Pernambuco de 184 municípios, só temos se não me engano 34, ou 37 que são municipalizados, é uma quantidade muito pequena, apesar de ser uma prioridade”.

O secretário também falou que existem muitos fatores dificultadores para a implantação do projeto e elencou a falta de capital para atender simultaneamente todas as demandas do município e a busca por um modelo de gestão eficiente, como dois destes fatores. “E isso é o que tem levado a Prefeitura a ter tratado ainda de forma tímida o problema”, disse.

Tanto o major Costa Brito, como Adelmo, Mário Martins, o educador Carlos Henrique e Ney bateram na mesma tecla, de que a mudança no comportamento das pessoas, com uma maior conscientização e a sensibilização em relação ao trânsito, resolveria boa parte dos problemas relacionados ao tema.

“O trânsito têm matado no Brasil, mais do que qualquer guerra no mundo!”, Disse o major Costa Brito.

Ouça abaixo na íntegra como foi o debate de hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.