Nigéria venceu a Islândia e ajudou a Argentina

Os dois gols de Musa e o pênalti perdido por Sigurdsson, que garantiram a vitória por 2 a 0 da Nigéria sobre a Islândia, em Volgogrado, nesta sexta, foram comemorados em diversas partes do mundo: na Rússia, onde a partida foi realizada, na Nigéria, obviamente, e na Argentina. O resultado deu sobrevida aos comandados de Jorge Sampaoli. De Musa para Messi.

A Argentina é lanterna do Grupo D e segue em situação delicada, já que não depende apenas de seu resultado para ir às oitavas, mas seria muito pior se a Islândia tivesse vencido nesta sexta. Neste caso, os hermanos precisariam vencer o jogo que lhes resta, torcer para a Islândia perder e ainda tirar a diferença do saldo de gols.

A Croácia tem seis pontos e já está classificada. A Nigéria chegou a três, enquanto Islândia e Argentina têm um.

A última rodada do grupo será toda na terça-feira, às 16h. A Argentina precisa vencer a Nigéria e torcer para Islândia empatar ou perder para a Croácia, que já garantiu a vaga. Se os islandeses vencerem, ainda haverá uma chance de avançar, mas será preciso tirar a desvantagem no saldo de gols (hoje, o da Argentina é – 3 e o da Islândia é -2).

A Nigéria agora depende só de suas forças para se classificar: basta vencer a Argentina. Se houver empate, os africanos terão de torcer para a Islândia não vencer a Croácia. Já a Islândia precisa vencer a Croácia e torcer para que Nigéria e Argentina empatem ou para que a Argentina vença, mas se mantenha com saldo inferior.

A Islândia, cuja poderosa retranca chamou a atenção na primeira rodada, sofreu o primeiro gol da Nigéria em um contra-ataque. Como isso foi possível? O time de Heimir Hallgrimsson, confiante após o empate com a Argentina de Messi, mudou sua postura e decidiu tomar a iniciativa do jogo. Até houve um certo domínio no primeiro tempo, mas com pouquíssima desenvoltura para concluir as jogadas.

Um lateral arremessado direto para a área, artifício muito usado pelos islandeses, acabou iniciando a jogada que terminou com arrancada de Moses pela direita e passe para Musa estufar a rede aos três minutos do segundo tempo. A Nigéria cresceu. Musa mandou uma bola no travessão aos 28 e marcou mais um após bela jogada individual aos 29, definindo o resultado.

A Islândia teve a chance de voltar ao jogo quando o árbitro Matthew Conger, auxiliado pelo vídeo, anotou pênalti de Ebuehi sobre Finnbogason. A cobrança de Sigurdsson foi muito mal feita, passou por cima do gol e pode fazer falta.

André Luis

Brasiliense de nascimento, mas pernambucano, afogadense de coração desde 2008. Apaixonado por tecnologia, livros, filmes, séries, design, publicidade e ciclismo. Designer gráfico, web designer e desenvolvedor web. Responsável pelo desenvolvimento do Portal Pajeú Rádio Web o portal de notícias da Rádio Pajeú, onde atua também como coordenador e autor desde outubro de 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *