O que vale mais: álcool ou gasolina? Faça a conta antes de abastecer

Divida o preço do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for menor que 0,70, coloque o derivado da cana

Do JC Online

Desde a popularização dos carros com motor flex, que aceita tanto gasolina quanto etanol, uma dúvida paira na cabeça do consumidor: com qual combustível eu vou? O reajuste de 6% na gasolina e de 4% no diesel, anunciado pela Petrobras para as refinarias na semana passada, provocou uma alta nos preços das bombas em todos os postos do Grande Recife, trazendo de volta a competitividade do etanol.

A escolha depende da matemática. O etanol apresenta um rendimento médio equivalente a 70% do desempenho da gasolina, levando-se em conta o poder calorífico do álcool. Dessa forma, se ao dividir o preço do etanol na bomba pelo da gasolina, um valor abaixo de 0,7 indica mais vantagem pelo combustível derivado da cana. Valores iguais a 0,7 ou superiores, o derivado do petróleo é o mais indicado para economizar.

Ontem, em alguns postos do Recife, o preço da gasolina girava em torno dos R$ 3,69, enquanto o etanol ficou cerca de R$ 2,59, (razão de 0,70) o que indica um melhor custo-benefício para a primeira. Entretanto, alguns postos estavam praticando o preço mais baixo para o álcool, por volta de R$ 2,49, (razão 0,67) o que faz com que se torne mais vantajoso.

De acordo com André Chagas, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a tendência é que essa equivalência continue acelerando, à medida que se aproxima o fim da safra da cana. Além disso, há sinais de que o valor do etanol também será majorado, acompanhando o reajuste da gasolina. “Deve subir, mas não acredito que irá extrapolar 70%”, avaliou o coordenador do IPC.

Essa proporção de 0,7 acontece pois a quantidade de energia gerada pela queima de etanol é de 5,380 Kilo calorias por litro (Kcal/l), que corresponde a cerca de 70% da capacidade de queima da gasolina, que é de 8,325 Kcal/l. Essa diferença acontece pela baixa quantidade de hidrogênio na fórmula do álcool (13,13% da sua composição), versus uma grande quantidade de oxigênio (34,73%). Pelo mesmo motivo, o ponto de fulgor – temperatura que possibilita a combustão – do etanol é de 13ºC, razão pela qual o combustível não funciona bem em baixas temperaturas.

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