Outubro Rosa // Campanha se aproxima da reta final

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Desde 2010, o INCA participa do movimento, promovendo espaços de discussão sobre câncer de mama, divulgando e disponibilizando seus materiais informativos, tanto para profissionais de saúde quanto para a sociedade.

Em 2015, a campanha do INCA no Outubro Rosa tem como objetivo fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama indicadas pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce.

Espera-se ampliar a compreensão sobre os desafios no controle do câncer de mama. Esse controle não depende apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno. Ressalta-se ainda a necessidade de se realizar ações ao longo de todo o ano e não apenas no mês de outubro.

Os eixos da campanha são:

  • Divulgar informações gerais sobre câncer de mama.
  • Promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas (Estratégia de Conscientização).
  • Informar sobre as recomendações nacionais para o rastreamento e os benefícios e os riscos da mamografia de rotina, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame.

A Campanha deste ano esta em sua reta final e hoje foi mais uma vez foi tema no Debate das Dez da Rádio Pajeú. Nos estúdios, a médica clinica geral Dra. Maria José da Silva que atua na Unidade Básica de Saúde do São Brás, a supervisora de Assistência Básica Renata Alves, a coordenadora do programa Saúde da Mulher Debora Sheila e a psicóloga e coordenadora do MASF Manuela Nascimento falaram sobre o andamento da Campanha no município de Afogados da Ingazeira.

As quatro falaram sobre casos de câncer que são atendidos no município, sobre prevenção e como as mulheres devem agir no caso de resultado positivo. Também informaram sobre como buscar ajuda, e sobre a importância da mamografia. Destacaram que não há limites de exames ofertados, basta estar dentro da faixa etária exigida pelo Ministério da Saúde que é entre 50 e 69 anos de idade.

Ouça na íntegra como foi o debate de hoje na Pajeú:

Serviço:

Hoje (27) acontece um passeio ciclístico na cidade promovido pela Secretaria de Saúde, Avelino Bikes e com apoio da Floricultura Dimensão.

A concentração será as 19h em frente a Avelino Bikes na Avenida Artur Padilha em frente ao Posto Mariano. Será feito um percurso pelas principais ruas da cidade e a chegada será na Praça Monsenhor de Arruda Câmara onde será servido um lanche para os participantes e para as pessoas que comparecerem.

Na Próxima sexta-feira (30) terá aulão de Zumba na Praça Monsenhor Arruda Câmara à partir das 19h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.