Para Comandante do 23º BPM índice baixo de violência no Estado se deve ao povo do Pajeú

Segundo levantamento feito pela Secretaria de Defesa Social do Estado, as regionais sertanejas se destacaram com baixo índice de criminalidade. Ainda segundo o levantamento a região do Pajeú é onde se tem o menor índice de Crimes Violentos Letais (CVLIs) no estado.

As AISs de Salgueiro, Afogados, Serra, Petrolina  e Arcoverde se destacaram entre as dez com menor taxa de homicídio.

Conhecida antigamente por fazer parte do polígono da maconha, a grata surpresa foi ver Salgueiro que faz parte da AIS 23, como destaque.

Com quase 60 mil moradores, Salgueiro fechou o ano passado com o registro de sete assassinatos, quatro na área urbana e outros três na zona rural, e uma taxa de 10,2. O município também é sede da Área Integrada de Segurança (AIS) com a menor taxa de homicídio de Pernambuco.

Para efeito estatístico, o Estado foi dividido em 26 áreas. Formada ainda por outras seis cidades (Mirandiba, Cedro, Verdejante, Serrita, Terra Nova e Parnamirim), a AIS-23 registrou em 2014 a taxa de 11,8.

O segundo lugar é da AIS 20, que tem sede em Afogados da Ingazeira e conta também com as cidades de Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira e Tuparetama. As cidades tiveram índice 14,12.

Afogados da Ingazeira foi considera a cidade mais tranquila com o índice de 2,78.

Hoje (25) nos estúdios da Pajeú o Cel. Flávio Moraes, Comandante do 23º BPM, falou sobre esses índices e a segurança na região em geral.

Cel. Moraes disse que na verdade os dados já eram esperados, já que vinham sendo acompanhados por eles.

“O ano de 2014 foi um ano muito positivo, embora tenhamos terminado o ano com um homicídio a mais em relação a 2013, mas foi um trabalho muito positivo que foi realizado em 2014 considerando que foi um ano muito ruim para o Pacto Pela Vida”.

Cel. Moraes também atribuiu os baixos índices de violência no estado ao povo do Pajeú. “Mais uma vez a nossa área integrada que é a vigésima acabou ajudando muito o Estado, por ser uma área muito tranquila, a gente deve isso ao povo do Pajeú”.

Provocado sobre a implantação do serviço 190 para a região, Cel. Moraes disse que estão quase que semanalmente em constantes reuniões com a equipe técnica da PM para viabilizar o serviço e espera que o mais breve possível passe a funcionar na região. Informou ainda que já foi destinada uma equipe da Operadora OI para viabilizar a implantação do 190 na região.

Ouça abaixo na íntegra o debate de hoje:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.