Pernambuco: casos confirmados de dengue sobem 33% em 2014

O número de casos de dengue confirmados em Pernambuco até outubro deste ano cresceu 33%, comparado a igual período em 2013, mas o total de notificações e mortes caiu. A presença dos quatro tipos de vírus da doença circulando no estado, além do período de estiagem no Sertão e Agreste, estão entre os motivos apontados para o crescimento.

Neste ano, foram notificados 15.502 casos de dengue, com 5.621 confirmações, enquanto em 2013, até outubro, foram 16.052 casos e 4.226 confirmações, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, que trabalha ainda com a possibilidade de subnotificação.

Com os quatro tipos da doença circulando no estado, não é difícil encontrar quem tenha contraído dengue mais de uma vez. Apesar de uma redução em comparação com o ano passado, o Recife ainda é a cidade com mais número de casos no estado –3.277 notificados e 1.305 confirmados. Com a chegada do verão, a preocupação aumenta.

A segunda cidade com mais casos é Salgueiro, no Sertão, com 1.831 casos notificados. A falta de água neste ano foi um dos motivos que alavancou o aumento da doença na cidade. “Nos depósitos em que carros-pipas enchiam, muitos eram enormes e ficavam abertos, era um foco muito grande, com potencial de proliferação. Tivemos que fazer todo um trabalho junto ao município, para eles verem que aquilo dali estava fazendo a dengue se espalhar”, explica Rosilene Hans, diretora de Controle de Doenças e Agravos da secretaria estadual de Saúde.

Proporcionalmente ao número da população, a cidade com mais casos entre agosto e outubro deste ano foi Lagoa do Ouro, no Agreste do estado, seguida por Santa Cruz do Capibaribe, Cabo de Santo Agostinho, Afrânio, Passira, Gravatá, Granito, Itacuruba, Itapetim e São José do Egito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.