Pernambuco decreta estado de emergência por Aedes aegypti

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, ambos do PSB, decretaram situação de emergência no Estado e na capital a partir de terça-feira (1°) devido ao aumento de caso de chikungunya e zika, transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti.

O estado de emergência foi assinado na manhã de ontem domingo (29) e será publicado no “Diário Oficial” na terça-feira. A decisão foi tomada um dia após o Ministério da Saúde informar que há relação entre o surto de microcefalia no Nordeste e o zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

Em Pernambuco, foram constatados 487 casos de microcefalia nas últimas semanas. Pelo decreto, as Secretarias de Saúde, do Estado e do Município, foram designadas como coordenadoras de todas as ações relativas à questão e estão autorizada a adotar “todas as medidas administrativas necessárias” para o combate imediato da situação.

Segundo informações do governo, com o decreto do estado de emergência, o Estado tem maior liberdade para acessar crédito para usar em medicamentos e equipamentos e contratar temporários para ajudar a combater os focos de mosquitos, sem precisar passar por licitação. Nesta segunda-feira (30), será realizada uma reunião entre governador e prefeitos do Estado para definir quais ações serão tomadas no combate ao mosquito.

André Luis

Brasiliense de nascimento, mas pernambucano, afogadense de coração desde 2008. Apaixonado por tecnologia, livros, filmes, séries, design, publicidade e ciclismo. Designer gráfico, web designer e desenvolvedor web. Responsável pelo desenvolvimento do Portal Pajeú Rádio Web o portal de notícias da Rádio Pajeú, onde atua também como coordenador e autor desde outubro de 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *