Prefeitos de Carnaíba, Iguaracy e Tabira avaliam os 100 dias de gestão

Por André Luis

No Debate das Dez desta terça-feira (18), os prefeitos, Anchieta Patriota (Carnaíba), Zeinha Torres (Iguaracy) e Sebastião Dias (Tabira), fizeram uma avaliação dos cem dias de suas gestões, completados na semana passada.

Anchieta Patriota voltou a gerir o município de Carnaíba após dois mandatos consecutivos. Recebeu a prefeitura do ex-aliado José Mário Cassiano, que apoiou em 2012, com quem rompeu em 2016, pouco depois da eleição, em meio a uma briga jurídica pela utilização de dinheiro dos precatórios da educação.

Sebastião Dias é prefeito de Tabira pela segunda vez. Venceu em outubro a candidata Nicinha de Dinca e o socialista Zé de Bira. Teve uma  primeira gestão tida como atribulada por fatores gerenciais e políticos, mas prometeu se recuperar em se tratando de popularidade no segundo mandato.

Já Zeinha Torres foi uma das grandes surpresas do processo eleitoral de 2016, batendo o prefeito e candidato a reeleição, Dessoles Monteiro. Irmão do ex-prefeito de Ingazeira e ex-presidente da AMUPE Luciano Torres, Zeinha prometeu melhorar os indicativos no município.

Anchieta Patriota, disse que são vários caminhos para seguir e que em todo começo é preciso pegar ritmo. Disse que é importante a marca dos cem dias, principalmente pela avaliação do povo.

Sobre a situação do município, Anchieta disse que recebeu um debito de 4,5 milhões da gestão passada, “estamos negociando alguns desses débitos, outros estamos encaminhando ao Tribunal de Contas. Não posso parar os trabalhos”, disse Anchieta.

Anchieta também falou que cortaram 750 mil de despesa ruim ao ano somente no transporte escolar e que rediscutiu alguns contratos que estão sendo reduzidos, também falou sobre algumas obras entregues e ações realizadas na gestão.

Anchieta Patriota disse ainda que todos os prefeitos do Pajeú tem um grande desafio, que é a universalização da água. “Não acho justo que temos a Adutora passando na porta e a população da zona rural não poder desfrutar disso, eles também tem esse direito”, disse Anchieta, prometendo lutar para que a população da zona rural também possa ter a água da Adutora do Pajeú em suas torneiras.

Zeinha Torres, disse que após levantamento para saber qual era a real situação do município, foi constatado uma situação triste, principalmente na educação, disse também que foi encontrado um debito de quase 10 mil com a Empresa Progresso, criticando o fato da gestão Dessoles ter acusado a gestão Albérico Rocha pelo mesmo debito.

“Encontramos o município numa situação triste principalmente na educação, um debito grande na Viação Progresso em torno de quase 10 mil, encontramos escolas como a Diomedes, os alunos estudando em garagem, por que as salas não tinham condições, a escola estava numa situação que não era nem pra estar funcionado”, disse Zeinha.

Zeinha também falou sobre a reforma da Escola do Caruá e destacou a ajuda do governo do Estado para abastecer a comunidade de Caruá e do assentamento São Francisco.

Concordando com Anchieta Patriota, Zeinha também disse que é importante lutar pela universalização da água. “ Temos que lutar para acabar com a historia do carro pipa, da lata d’água na cabeça. Como eu disse o homem do campo é uma das minhas prioridades”, disse Zeinha.

Zeinha também criticou a oposição do município que segundo ele perde tempo inventando situações ao invés de divulgar as coisas boas do município. “Estão tirando fotos de lixo nas ruas, levando cachorro para urinar nos bancos da praça. Se eu fosse fazer foto de lixo nas ruas quando assumi, estaria fazendo até hoje, pois foi o que mais achei”, criticou Zeinha.

Zeinha também destacou algumas obras e ações realizadas na gestão nesses cem primeiros dias de gestão, como o caso do acesso a Serra do Monte Alegre um dos principais pontos turísticos do município.

Sebastião Dias,  reconheceu ter um início de mandato mais tranquilo dos os colegas presentes no debate, isto porque no seu caso foi reeleito e segue para a segunda gestão.

Ele concordou com Anchieta Patriota, dizendo que tem que correr atrás de emendas para aplicar em obras no município, falou sobre as ações realizadas e destacou a conclusão e entrega da Escola dona Toinha.

“Nós temos essas dificuldades, o serviço a mão de obra, precisa do gestor e nós não temos esses recursos, eu digo que a escola Dona Toinha foi uma grande ação, a quadra da escola já está quase concluída”, disse Sebastião.

Sebastião falou ainda sobre calçamentos, reformas de UBS e disse que está sempre lutando para manter as contas em dia como o repasse dos professores. Disse que está tendo uma atenção especial com a zona rural, principalmente durante os seis anos de seca.

“Limpamos açudes, estamos recuperando de forma paliativa algumas estradas, pois não adianta a gente fazer o serviço agora e quando acabar o inverno a estradas estarão pior do que agora”, disse Sebastião.

Sebastião comemorou a chegada de equipamentos para o hospital, dizendo que ficou muito feliz. “Uma das ações que eu fiquei muito feliz foi a chegada de equipamentos para o hospital, como ultrassom, raios-X, processadora automática de filmes, dentre outros e ainda tem muitas coisas para chegar, acredito que ainda vamos fomentar muitas coisas para Tabira”, disse Sebastião.

Sebastião Dias também destacou a Guarda Municipal, que é exemplo para todo o Pajeú e disse que é importante uma mobilização para elencar as prioridades. “Nós temos que nos mobilizar e a sociedade como um todo e elencar as prioridades”, disse Sebastião.

Ouça abaixo na íntegra como foi o debate de hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.