Prefeitura alerta sobre descarte irregular de lixo nas proximidades do aeroporto de Serra Talhada

Há poucos dias aeronave chocou-se contra urubu. Apesar das campanhas educativas, descarte ilegal continua

Do Blog do Nill Júnior

A Prefeitura de Serra Talhada volta a chamar atenção para os riscos do descarte irregular de lixo no município. Apesar das campanhas educativas que são realizadas frequentemente e do trabalho diário de fiscalização e autuação a infratores realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pela Agência Municipal de Meio Ambiente – AMA, populares insistem em continuar jogando lixo e entulhos em terrenos baldios e nas proximidades do Aeroporto Regional Santa Magalhães, localizado às margens da PE 390.

O governo municipal alerta, mais uma vez, que o lixão foi desativado, sendo implantado um aterro sanitário no município, além de encontrar-se em funcionamento uma usina de reciclagem de lixo, ações que representam uma gestão moderna e inovadora de resíduos sólidos. Portanto, a população deve evitar o descarte irregular de lixo, principalmente nas proximidades do aeroporto, evitando a proliferação de urubus, aves que representam um grave risco de acidentes com aeronaves, uma vez que o aeroporto Santa Magalhães está em fase de conclusão de suas obras e deve começar a operar voos comerciais nos próximos meses.

“Tivemos um incidente com uma aeronave provocado por um urubu há poucos dias, por isso temos que eliminar esses riscos. A população precisa nos ajudar fazendo sua parte, precisa entender que não pode jogar lixo perto do aeroporto, principalmente por que  temos uma coleta regular em toda a cidade, coleta seletiva e uma empresa de reciclagem, não há necessidade de descartar e nem queimar o lixo em terrenos baldios”, alerta o prefeito Luciano Duque.

O secretário de Meio Ambiente, Ronaldo Melo Filho, destaca as ações ambientais no município e aleta para o descarte do lixo no entorno do aeroporto. “A prefeitura vem desenvolvendo campanhas educativas e fiscalização diária para que possamos mudar a cultura das pessoas em relação à gestão de resíduos sólidos para que práticas como essas não aconteçam, estamos a cem metros da pista do aeroporto e encontramos restos de animais jogados no local. Contamos com o apoio da população para que essas práticas sejam extinguidas, precisamos mudar de atitude, pois a responsabilidade socioambiental é de todos nós”, alerta.

Ações ambientais: a Prefeitura de Serra Talhada vem realizando diversas ações de educação ambiental no município. Através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estão sendo promovidas visitas educativas nas escolas públicas e privadas, creches, faculdades e demais instituições de ensino com palestras, oficinas e exibições de vídeos socioambientais do Circuito Tela Verde. Somente no último mês de agosto foram levadas 14 atividades do circuito para alunos das creches, escolas e IF Sertão-PE.

Além das palestras rotineiras e apresentações de vídeos, existe no município a campanha de educação ambiental “Mude de Atitude! Pensar no futuro é agir agora!”, que conta com monitoramento ambiental, visitas porta a porta nos bairros com orientação acerca da destinação adequada do lixo e distribuição de cartilhas educativas sobre os temas: Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva, Queima de Lixo, Arborização e IPTU Verde, além do calendário com os dias e horários da coleta de lixo em cada bairro. O IPTU Verde concede um desconto de 6% no valor do IPTU para os donos de imóveis que possuírem e cuidarem das árvores de sua propriedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.