Saúde e vigilância sanitária no Debate das Dez desta quinta (24)

No Debate das Dez desta quinta-feira (24), o secretário municipal de Saúde de Afogados da Ingazeira Artur Belarmino e Aline Alves da Vigilância Sanitária, falaram sobre o trabalho da atenção básica, o Novembro Azul, o duro trabalho da Vigilância Sanitária que tem começado a ordenar o comércio de Afogados da Ingazeira, fiscalizando bares e restaurantes e disciplinando o uso das calçadas e contra a poluição sonora.

Falando sobre o Novembro Azul, Artur informou que a campanha já está sendo organizada ha algum tempo e acontece em todas as Unidades de Saúde Básica do município, tanto na zona urbana como também na zona rural. “A gente tem esse planejamento e esse envolvimento com os profissionais do Núcleo de Atenção a Saúde da Família – NASF. Toda Unidade Básica de Saúde tem uma programação durante uma semana do mês de novembro para atender essa demanda que foi gerada a partir das coordenações de serviços da Secretaria de Saúde“, disse Artur.

Artur comemorou o aumento da participação masculina nas atividades que têm sido desenvolvidas, “tem muito homem ainda que não procura o serviço de saúde, com aquela resistência até nas brincadeiras que se fazem em relação a uma das estratégias que é utilizada para detectar o câncer de próstata que é o toque, mas a participação masculina vem aumentando aos poucos”, disse.

Aline Alves falou sobre o trabalho da Vigilância Sanitária que tem sido realizado junto com as polícias e o Ministério Público, na fiscalização de bares e restaurantes. Aline disse que o trabalho tem ajudado bastante, principalmente na parte da inspeção sanitária e na parte de orientação que é feita sobre o uso de alguns equipamentos, sobre o uso das calçadas e do uso do som.

Artur e Aline aproveitaram para tirar várias dúvidas dos ouvintes e internautas sobre saúde e vigilância sanitária.

Ouça abaixo na íntegra como foi o debate de hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.