Suíça segura a Irlanda do Norte na Basileia e jogará a sua quarta Copa seguida

Foi bem mais complicado do que parecia, mas a seleção suíça estará na Copa do Mundo de 2018, a sua quarta em sequência. O empate em 0 a 0 com a Irlanda do Norte, neste domingo, na Basileia, valeu a vaga dos helvéticos, após a vitória por 1 a 0 sobre o rival no jogo de ida. E o herói da classificação suíça foi Ricardo Rodríguez. Afinal, além de ter marcado no triunfo em Belfast, o lateral do Milan evitou um gol certo dos irlandeses nos acréscimos ao cortar sobre a linha. Se entrasse, a disputa iria para a prorrogação.

A Suíça disputará o Mundial pela 11ª vez. Em 1934, 1938 e 1954, nas melhores campanhas, foi até as quartas de final. Entre 1970 e 2002, disputou apenas uma Copa, em 1994, mas desde 2006 é presença constante, sempre com campanhas dignas. Na Alemanha, liderou o grupo que teve a finalista França; na África do Sul, em 2010, venceu a campeã Espanha na primeira fase; e no Brasil, em 2014, caiu diante da vice Argentina nas oitavas de final.

Na Irlanda do Norte, fica a sensação do quase. Após levar o time até a repescagem, de forma surpreendente, o técnico Michael O’Neill tentava colocar a Irlanda do Norte em sua quarta Copa do Mundo, a primeira em mais de 30 anos. Antes, a seleção jogou o torneio em 1958, 1982, 1986, sendo que foi até as quartas de final em seu primeiro Mundial.

 

André Luis

Brasiliense de nascimento, mas pernambucano, afogadense de coração desde 2008. Apaixonado por tecnologia, livros, filmes, séries, design, publicidade e ciclismo. Designer gráfico, web designer e desenvolvedor web. Responsável pelo desenvolvimento do Portal Pajeú Rádio Web o portal de notícias da Rádio Pajeú, onde atua também como coordenador e autor desde outubro de 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.