Aniversário Pajeú // 56 anos a serviço da comunidade e da informação

Em 04 de outubro de 1959, nascia através das ideias e mãos de um bispo visionário, Dom João José Mota e Albuquerque, a primeira emissora de rádio do Sertão Pernambucano, a Rádio Pajeú. Dom Mota viu no rádio um veiculo perfeito no processo não apenas de evangelização, mas especialmente o de criar um espaço de difusão de valores éticos, políticos e socioculturais, além de propor e efetuar uma formação educativa fundamental ao desenvolvimento da comunidade.

Em todos esses anos esteve inserida como um agente histórico nos principais momentos da região. Na nossa História Política, nas transformações Sociais e Culturais do estado de Pernambuco e do Brasil em mais da metade do Século XX, e nestes anos iniciais do século XXI a Rádio Pajeú foi um veículo presente e atuante na divulgação dos fatos históricos que marcaram este período.

Hoje completando 56 anos, a Rádio Pajeú continua sustentando o compromisso ético em ser uma emissora voltada para o serviço à comunidade dando diariamente dentro de sua grade de programação voz a centenas de pessoas que buscam resolver problemas do cotidiano através dos microfones da emissora.

paulo_camara

“A Rádio Pajeú tem uma história muito bonita, de muito trabalho, de reconhecimento à informação, a buscar com a informação ajudar o povo”.

 – Paulo Câmara / Governador do Estado de Pernambuco

Reconhecendo a grande importância da Pajeú, o governador Paulo Câmara fez questão de enviar à nossa redação um áudio onde parabeniza a emissora pelo seu compromisso com a informação. Ouça abaixo:

O vereador de Afogados da Ingazeira Igor Sá Mariano também fez questão de homenagear a Pajeú, apresentando na sessão da última quarta-feira (30), Projeto de Lei que denomina a Rua Sem Denominação 219 no bairro São Francisco de Rua Abílio Barbosa de Albuquerque.

Da esquerda para direita: Marlene Brito, Abílio Barbosa (in memoriam), Anchieta Santos, Cleide Siqueira, Rogério Oliveira (in memoriam) Lúcia Queiroz (irmã da esposa de Aparício Veras) e Abílio Júnior (in memoriam).
Seu Abílio (o primeiro ao fundo) com funcionários da Rádio Pajeú: homenagem

“Seu Abílio”, como era mais conhecido, teve durante muito tempo uma oficina para conserto de rádios e Tv´s em Afogados da Ingazeira. Porém, seu trabalho mais marcante foi na Rádio Pajeú AM, onde trabalhou por 30 anos. Muitas vezes “Seu Abílio” passou madrugadas tentando resolver problemas nos transmissores da emissora. Quando o problema era de simples resolução ele “dava conta” do recado, quando não, contava com a ajuda do Técnico “Sabóia” para solucionar as dificuldades e recolocar no ar a querida Rádio Pajeú.

“Seu Abílio trafegou durante toda sua vida por inúmeras vezes no bairro São Francisco, onde funcionava inicialmente os estúdios da Rádio Pajeú, então é muito justo que uma rua no bairro tenha seu nome, a Rádio Pajeú, “Seu Abílio” e o bairro São Francisco tem uma história em comum”, justificou Igor Mariano.

A Câmara de Vereadores de Carnaíba emitiu uma Moção de Aplauso à Rádio Pajeú, parabenizando a emissora pelos seu aniversário e por sustentar desde a sua criação em 1959 o compromisso ético em ser uma emissora voltada para o serviço à comunidade.

A Moção foi proposta pela vereadora Maria Silvonete Carlos de Andrade e Lima. Veja:

AoH64sKkTUjUvxy2b_h9AuE_notztB2u2GwI5CY6qZ3p

Você também pode deixar a sua mensagem para a Rádio Pajeú use os comentários abaixo ou vá ao painel interativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.