Com show de chutes na cabeça, brasileiro garante medalha no Mundial

O Brasil garantiu na manhã desta sexta-feira a segunda medalha no Mundial de taekwondo, que está sendo disputado em Chelyabinsk, na Rússia. O amapaense Venilton Teixeira, de apenas 19 anos, confirmou o status de aposta da seleção brasileira e venceu seus quatro combates na categoria até 54kg, classificando-se para a semifinal deste sábado. Como não há disputa de terceiro lugar na competição, ele já tem garantida, pelo menos, a medalha de bronze. Para chegar à final, Venilton precisa passsar pelo anfitrião Stanislav Denisov. A categoria até 54kg não é olímpica.

Usando seu grande trunfo, os chutes na cabeça, Venilton começou o Mundial nervoso. Contra Aadil al Wahaiba, de Omã, ele só conseguiu a vitória no fim. A luta estava empatada nos últimos segundos, e ele conseguiu dois golpes na cabeça do rival, 10 a 4. Lembrando que os chutes no tórax valem um ou três pontos (caso seja feito com um giro). Na cabeça, a pontuação é de três ou quatro pontos.

Na segunda luta, o rival foi o britânico Max Caster. O brasileiro construiu a vitória no início, e depois apenas administrou, 22 a 9. Nas oitavas de final, o adversário foi Sarvarbek Sheraliev, do Uzbequistão. Mais uma vez, o brasileiro comandou a luta desde o início, principalmente com chutes na cabeça do adversário para vencer por 11 a 7

Nas quartas de final, o brasileiro deu um show contra o irlandês Jack Wooley. No fim do primeiro round (são três de dois minuto), o placar já apontava 10 a 1 para o brasileiro. Depois, só manteve a vantagem, fechando o placar em 21 a 7 e garantindo a passagem para a semi, que será disputada na manhã deste sábado.

Entre as mulheres, o Brasil não conseguiu bons resultados nesta sexta. Alessandra Trevisan caiu logo na estreia diante da cubana Yamicel Nunez e sequer pontuou: 8 a 0. Na categoria acima dos 73kg, Hellorayne Paiva foi superada pela chinesa Li Donghua por 9 a 5.

André Luis

Brasiliense de nascimento, mas pernambucano, afogadense de coração desde 2008. Apaixonado por tecnologia, livros, filmes, séries, design, publicidade e ciclismo. Designer gráfico, web designer e desenvolvedor web. Responsável pelo desenvolvimento do Portal Pajeú Rádio Web o portal de notícias da Rádio Pajeú, onde atua também como coordenador e autor desde outubro de 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *